O IBRAMA é uma entidade sem fins lucrativos que precipuamente se dedica ao assessoramento dos entes municipais: (1) na recuperação dos tributos sonegados pelas grandes organizações financeiras que operam em seus territórios através de estabelecimentos clandestinos (sem alvará e sem inscrição na prefeitura), sonegando pantagruélicos valores de ISS, especialmente os incidentes nos negócios de arrendamento mercantil e nas cobranças das contas dos cartões de crédito e de débito; (2) na implantação da nota fiscal eletrônica; (3) na recuperação dos valores superfaturados nas contas de iluminação pública; (4) no incremento da arrecadação do IPTU e ITR; (5) na recuperação dos pagamentos indevidos à União e INSS; e (6) na recuperação dos pagamentos em duplicidade de PIS/COFINS nas contas de energia e telefones.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

IBRAMA-JLJ-GADE FAZEM PARCERIA - NOTICIA PUBLICADA



Presidente da JLJ vem ao 180 e diz: 'É preciso quebrar barreiras'


Joaquim Bezerra, dono da JLJ Auditores Associados trata de serviços administrativos a empresas

Joaquim Bezerra fala ao 180graus
Joaquim Bezerra fala ao 180graus
Em visita ao 180graus o proprietário e Diretor Presidente da JLJ Auditoria, Consultoria e Projetos S/C LTDA, Joaquim Bezerra, acompanhado de alguns membros da empresa e representantes do IBRAMA (Instituto Brasileiro de Apoio à Modernização Administrativa), se reuniram com o diretor geral do Maior Portal do Piauí Helder Eugênio e participaram de um café da manhã servido na redação. Na oportunidade, concederam entrevista à equipe de reportagem do Maior Portal do Piauí.
Joaquim Bezerra estava acompanhado de Vinícius Vieira (diretor de operações do IBRAMA), Moacir Leal, Marcelo Leal e Rafael Neiva. O presidente da JLJ falou de como tem trabalhado a expansão da JLJ, que atua por todo o Piauí e até mesmo em outros estados. Joaquim Bezerra, que é contador, pós-graduado em Gestão Pública e Controladoria Governamental e foi secretário municipal no primeiro mandato do prefeito Silvio Mendes. explicou que a empresa, há sete anos no mercado, consolida-se como especializada em Gestão Pública e Gestão.
“A melhor consideração aos municípios é a presença nos momentos de festividade, de confraternização”, explicou Bezerra. Para ele, os momentos de perdas, para os gestores municipais, são mínimos e é preciso “quebrar fronteiras nesse lugar vislumbrado como pobre”, que é o Piauí. O diretor da JLJ acredita que, “com toda a evolução tecnológica, o principal meio de comunicação é a internet”. Moacir Leal e Joaquim Bezerra fizeram muitos elogios ao180graus, por ser um veículo que não tem medo de críticas e que reconhece a importância do municipalismo.
SOLUÇÕES DE EFICIÊNCIA PARA OS MUNICÍPIOS
A direção da JLJ consultoria acredita que o sucesso da empresa parte das soluções que ela desenvolve para a crise que o municipalismo vivencia, devido à falta de recursos. Os gestores dependem de recursos como o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), que é sazonal. Dessa forma, o que ocorre, muitas vezes, é o esquecimento das políticas sociais. Por isso, a JLJ vem com o ideal de dar receita para os municípios, investindo, sobretudo, em responsabilidade fiscal. “Municípios, hoje, perdem muito por não terem sistemas eficientes e deixam de arrecadar”, explicou Joaquim Bezerra, destacando que é possível fazer com que impostos sejam municipalizados. “A JLJ busca soluções para tomada de decisões no Piauí. É uma quebra de paradigmas!”, afirmou Joaquim.
PARCERIA ENTRE IBRAMA E JLJ
“A JLJ vem se consolidando com a contraprestação de soluções para os problemas do municipalismo. O municipalismo, hoje, é um complexo de planejamento, de organização, de administração, de financeiro, de execução e de resultados”, fala Bezerra.
Quem sofreu com a recessão econômica, foram os municípios, que dependem do movimento tributário brasileiro. A consultoria que ele propõe visa fazer com que o município deixe de depender do FPM e trabalhe com uma arrecadação própria, aprimorando as fontes de renda complementares. A JLJ faz muitas pesquisas para sempre estar à frente no mercado, desenvolvendo novas soluções e, pesquisando, encontrou o IBRAMA, que um instituto sediado em Porto Alegre-RS e com representação em Belo Horizonte-MG e com atuação em todo o Estado brasileiro.
Como o IBRAMA ainda não tinha uma atuação significativa no Nordeste, por ser uma região afastada dos principais centros econômicos do país, foi aberto um precedente para o estabelecimento dessa parceria.
Vinícius Vieira, diretor do IBRAMA, falou à nossa equipe que os prefeitos têm condições de auferir recursos que estão à sua disposição, mas a falta de estrutura muitas vezes prejudica o aproveitamento deles. Vieira destaca a importância especial destes recursos por não oferecerem ônus adicionais à população, esses recursos vão sair de instituições bancárias e concessionárias do serviço público, por exemplo.
“O nosso trabalho tem uma finalidade social e, através da parceria coma JLJ, a gente tem a certeza que, com a assessoria deles, a gente vai conseguir utilizar da melhor forma possível esses recursos de grande valia que vão entrar nos cofres das prefeituras”, explica Vinícius, que ainda acrescenta que os projetos a serem implantados no Piauí já foram aprovados e consolidados no Supremo Tribunal Federal e em Tribunais estaduais.
Dentre os 12 projetos que a JLJ e o IBRAMA vão trabalhar, há a preocupação com a arrecadação indevida de recursos pelas prefeituras com a iluminação pública, com carga tributária mais elevada que o necessário à população.
O IBRAMA tem mais de 300 alvarás de concessão de recursos a municípios, já publicaram vários laudos técnicos em favor dos municípios e, com isso, Joaquim Bezerra justifica: “Eu, como presidente, decidi ofertar a JLJ para ser representante exclusiva do IBRAMA no estado do Piauí, no estado do Maranhão, na Paraíba e no Goiás, que é onde nós temos atuação junto ao municipalismo”. Assim, foi formada uma parceria que já está em sua segunda fase, de transferência dessa parceria aos municípios. Nesta quarta-feira (07/10), foi realizado um almoço com 20 prefeitos da região do Médio Parnaíba, com uma aceitação muito boa dessa sistemática evolutiva e tecnológica presente na proposta da parceria.
Ainda nesta quinta-feira, um outro almoço será realizado com parceiros, convidados, representantes de cidades grandes no Piauí e clientes da JLJ. O objetivo desses eventos é mostrar que não basta colocar o recurso no município, mas é preciso dar condições para os gestores realizarem os anseios da população.
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA JLJ
A JLJ consultoria, que conta com mais de 150 colaboradores, é uma empresa de apoio aos municípios, auxiliando na gestão pública de muitas prefeituras e governos. Serviços de empresas como a JLJ tornaram-se mais necessários após a vigência da lei de Responsabilidade Fiscal, através da qual toda a gestão pública voltou-se para o controle, seja ele administrativo, contábil ou social. Isso proporcionou uma maior eficiência e eficácia nos projetos dos gestores, bem como maior transparência, fiscalização e controle das ações públicas.
CONFIRA AS FOTOS!












REPÓRTER: Tamires Coelho

Edição:  Allisson Paixao

Nenhum comentário:

Postar um comentário